Porteiro X Vigia: o quê cada um faz?

BLOG-vigia-x-porteiro2

Orientar visitantes, clientes e prestadores de serviços de um condomínio ou empresa é função do porteiro, do vigia ou de ambos? Esse tipo de dúvida é comum entre condôminos e funcionários de empresas e, em alguns casos, até mesmo tais profissionais que estão nos referidos cargos ficam em dúvida sobre quais as tarefas que são de sua responsabilidade. Por isso, entender qual é a função do vigia e o que é atribuição do porteiro poderá te ajudar se precisar recorrer a um deles em caso de problemas.

Pensando nisso, listamos abaixo, com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, as tarefas que competem a ambos e a cada um deles:

Ambos

Orientar visitantes, clientes e prestadores de serviço em relação ao deslocamento pela empresa ou condomínio.

Percorrer as dependências da empresa ou do condomínio; verificar portas e janelas; observar movimentação/comportamento das pessoas; relatar avarias nas instalações; inspecionar os veículos no estacionamento; contactar proprietários dos veículos irregularmente estacionados; monitorar pelo circuito fechado de TV; prevenir incêndios e acidentes.

Identificar os visitantes, encaminhá-los para onde querem ir e acompanhar o visitante e/ou prestador de serviço; prestar primeiros socorros.

Requisitar (e receber) materiais e equipamentos.

Inspecionar mídia de gravação de imagem de circuito fechado; checar o posicionamento das câmeras; reparar pequenos defeitos em equipamentos de circuito de TV ou solicitar reparos; atender emergências; inspecionar hidrantes.

Comunicar-se por sinais e/ou códigos; transmitir recados; operar rádio, interfones e sistema telefônico; redigir relatórios; acionar a polícia e o corpo de bombeiros.

Demonstrar educação, atenção, fluência verbal, prestatividade e flexibilidade; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe; de organização; de administração do próprio tempo, de tomar decisões, de desinibição e de lidar com o público; manter a postura e o auto controle.

Porteiro

Controlar a movimentação e o fluxo de pessoas.

Vigia

Registrar a passagem pelos pontos de ronda.

Recepcionar entregadores, verificar a documentação da mercadoria recebida, conferir os materiais entregues, examinar o estado dos materiais e equipamentos e acompanhar a entrega de produtos.

Trocar baterias do rádio transmissor, ligar geradores, trocar lâmpadas e resistências de chuveiros.